8 Maneiras Para Parar de Procrastinar e Começar a Estudar (PARTE 2)

Continuação da Parte 1:

9 – Use Sua Mais Forte Sensação Para Memorizar Coisas

Cada aluno tem seu próprio estilo de aprendizado.

Algumas pessoas gostam de desenhar mapas mentais, outras preferem ouvir áudio / vídeo e escrever longos parágrafos à mão.

Não siga o que os outros dizem ser eficaz – use métodos de tentativa e erro para descobrir qual técnica funciona melhor para você.

Por exemplo, se você tem uma memória fotográfica que captura tudo com visão, faria sentido você ler mais e identificar os bits mais importantes com seu papel de carta (pequenos adesivos, marcadores).

Se você é um tipo auditivo de aluno, grave as palestras de antemão e as ouça repetidamente até memorizar o material.

Ler em voz alta também é eficaz.

10 – Estabeleça Prazos

Trabalhar sem limites de tempo específicos (“Preciso escrever 10.000 palavras no próximo mês”) pode ser altamente improdutivo, já que você não conseguirá acompanhar seu progresso e provavelmente entrará em pânico se achar que não está indo bem.

Para máxima eficiência, separe o seu trabalho em blocos e recompense-se após cada pequena vitória, por exemplo, assistindo a um episódio de um programa de TV favorito.

Não morda mais do que você pode engolir, em vez de abordar seu trabalho de forma realista.

Além disso, não se dê muito tempo, pois quanto menos tempo você tiver, mais focado estará.

11 – Estude Quando se Sentir Mais Alerta e Eficiente

A maioria de nós odeia acordar cedo, mas a sociedade e a escola nos levam a pensar que essa é a única maneira de você ser eficaz.

Bem, e se você começar a trabalhar ao meio-dia e terminar mais tarde, digamos às 21h em vez de ficar sonolento o dia todo e se sentir exausto no almoço?

Ouça o relógio do seu corpo e observe quando você boceja menos.

Não se torture com energéticos e cafés, é melhor dormir por mais algumas horas e ficar alerta por mais tempo no mesmo dia.

12 – Não Se Estresse Muito

Toda vez que você se sentir ansioso e desmotivado, tente ser realista e considere vários cenários do que acontecerá se você conseguir / falhar nessa tarefa em particular.

Será o fim do mundo para você se você não passar no teste de estatística extremamente complicado?

Certamente isso não significa que você não deve se preocupar, mas não se estresse – pergunte a qualquer um que fez pós-graduação o que aconteceu depois de terem falhado em um exame e você provavelmente vai ouvir …: ” nada realmente “.

13 – Alimentação Saudável e Exercício

Tudo bem, essa dica é muito antiga – evitar bebidas açucaradas e fast food pode aumentar significativamente seu desempenho, já que seus níveis de açúcar no sangue não vão pular como loucos.

Coma peixes, nozes, grãos integrais e bagas.

O esporte também é uma boa ideia, pois seu corpo ficará agradecido por qualquer movimento depois de longas horas sentado ao lado da mesa.

Estudos mostraram que o exercício influencia positivamente o desempenho cognitivo.

Certamente ‘ninguém tem tempo para isso’, mas você ainda pode fazer uma caminhada de alta intensidade de 30 min em um horário, certo?

14 – Inspire-se e Economize Tempo Pedindo Ajuda

Esta recomendação será especialmente relevante para a preparação e designação de exames – é quando será útil encontrar ex-alunos do seu curso.

Em vez de passar por todas as informações disponíveis, peça às pessoas que já tiveram essa tarefa que compartilhem suas dicas, enviem suas anotações ou trabalhem (não copie, use-as com sabedoria para economizar seu tempo).

Além disso, não negligencie o horário de trabalho de seu professor e faça-lhe tantas perguntas quanto possível enquanto tiver essa opção, pois muitos professores se recusam a responder a perguntas relacionadas ao exame à medida que a data se aproxima.

15 – Motivação é a Chave

Por último, nenhuma motivação externa, como este post ou citações inspiradoras, vai deixar você mais motivado do que ver o progresso.

Os seres humanos geralmente são capazes de muito mais do que podem imaginar.

Então, em vez de encontrar desculpas para evitar estudar ou sair do trabalho até o último minuto, visualize um quadro maior.

Liste 3 consequências positivas de alcançar seu objetivo e sempre as mantenha em mente.

Note que esses resultados devem ser sérios o suficiente para lhe dar um chute extra.

A parte mais difícil é começar, pois você estará esperando pelo momento perfeito.

… Uma vez que você começar, você não vai parar (como Newton nos ensinou!).

Então pare de pensar demais e se prepare para o estudo, na verdade FAÇA O ESTUDO.

Boa sorte em matar essa febre de procrastinação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *